Dezembro Laranja alerta para cuidados com a pele

por Equipe Sulmed, 2016-12-19

O mês de dezembro dá as boas-vindas ao verão, estação do sol. Mas é também tempo de redobrar as atenções com a pele. Dados preocupantes do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca) prevêem registro de 175 mil novos casos de câncer da pele não melanoma no Brasil em 2016. E foi pensando em diminuir as estatísticas alarmantes que a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) lançou a campanha Dezembro Laranja, que visa alertar para os riscos das doenças de pele.

Um dos principais problemas decorrentes da exposição solar é o câncer de pele, que é o de maior incidência na população brasileira, seguido do câncer de próstata e o de mama. Quando diagnosticado e tratado em suas fases iniciais, o câncer de pele do tipo não melanoma pode alcançar de 75% a 90 % de sucesso no tratamento.

Existem dois tipos de câncer de pele: o melanoma, que é o mais agressivo, com maior risco de e metástase e que responde por 5% dos casos, e o não melanoma. Esse último é mais comum, é responsável por 95% dos casos de câncer de pele e tem uma relação direta com a exposição solar, especialmente aquele excesso de sol tomado na infância, que só vai aparecer décadas depois.

A campanha também visa conscientizar a população a respeito do uso do protetor solar. O bloqueador solar, por exemplo, deve ser aplicado 30 minutos antes da exposição, em duas etapas, e a reaplicação deve ser feita a cada duas horas ou toda vez que a pessoa entrar na água ou transpirar muito. Crianças menores de 6 meses não devem se expor diretamente ao sol e as crianças devem usar o bloqueador e outra barreiras como as roupas com proteção solar, bonés e chapéus.

Além disso, a exposição ao sol deve ser até as 10h ou depois das 16h, assim os raios solares são menos nocivos à pele e à saúde. Atenção para as pessoas que já possuem alguma doença provocada pelo sol. É sugerido um fator maior de proteção, como prevenção.

Fonte: OMS e INCA

0 comentários para o post "Dezembro Laranja alerta para cuidados com a pele"

Comente