Glaucoma: descubra como prevenir a doença

por Equipe Sulmed, 2017-06-28

Caracterizado pela diminuição progressiva da visão devido à morte das células do nervo ótico, o glaucoma pode levar à cegueira se não for tratado. A doença pode, também, reduzir a visão periférica e se desenvolve de forma lenta, além de ser assintomática em sua fase inicial, evoluindo para os quadros mais graves.

O envelhecimento está diretamente ligado a quantidade de pessoas que podem ser diagnosticadas com glaucoma. Isso faz com que a idade eleve as chances de desenvolver a doença, sendo que a ocorrência é maior em pessoas com mais de 70 anos. Pessoas com casos na família também podem estar mais propensas ao problema. Se há também um diagnóstico de pressão ocular alterada no histórico ou descoberto recentemente, é necessário se cuidar para não piorar a situação. 

Para diagnosticar o glaucoma é necessário realizar exames que não causam dor, como o exame de medir a pressão ocular, conhecida por tonometria ou o exame do fundo do olho que avalia o nervo óptico, chamado de fundoscopia. A consulta regular com oftalmologistas é essencial para prevenir e acompanhar a doença.

A doença não tem cura, mas pode ser controlada com o uso remédios ou cirurgia. Quanto mais cedo iniciar o tratamento, maiores são as chances de evitar cegueira. Entre os tratamentos disponíveis estão o uso de colírios e técnicas mais avançadas como o uso de laser, indicado para o glaucoma de ângulo fechado. Já a cirurgia conhecida por trabeculectomia, só é feita quando os outros tratamentos não têm o efeito desejado ou quando se tem outras doenças, como diabetes.

Fonte: Blog da Saúde

0 comentários para o post "Glaucoma: descubra como prevenir a doença."

Comente