Asma: saiba quais são as causas da doença

por Equipe Sulmed, 2018-07-05

De acordo com a pesquisa Nacional de Saúde (Ministério da Saúde/IBGE), 6,4 milhões de brasileiros acima de 18 anos têm asma, que é a doença inflamatória crônica das vias aéreas. Um das principais características da doença é a dificuldade de respirar quando a pessoa é exposta a agentes alergênicos, além de ser resultado da integração entre alterações genéticas, fatores ambientais e biológicos.

Um dos pontos cruciais da doença é a base genética, ou seja, quando se faz o diagnóstico de asma, frequentemente se encontram outros asmáticos entre os pais, avós, tios e irmãos. Esse traço genético impede que exista “cura” para doença, apesar de estudos apontarem que quando a asma é leve na infância, em 50% dos casos ela desaparece na puberdade. Segundo a pesquisa, as mulheres são as mais acometidas pela asma: 3,9 milhões delas afirmaram ter diagnóstico da enfermidade contra 2,4 milhões de homens. Ou seja, prevalência de 39% a mais entre o sexo feminino.

Diversos fatores podem estar entre as causas da asma, entre eles estão os fatores ambientais e genéticos. Para os fatores genéticos - característicos da própria pessoa -, destacam-se o histórico familiar de asma ou rinite e obesidade.

Já os fatores ambientais incluem o tabagismo, já que a fumaça é um potente irritante das vias aéreas e deixa pequenas cicatrizes por onde passa. A fumaça é responsável por muitas dessas inflamações.Também estão entre os aspectos ambientais a exposição à poeira e barata, aos ácaros e fungos, às variações climáticas e infecções virais (especialmente o vírus sincicial respiratório e rinovírus, principais agentes causadores de pneumonia e resfriado, respectivamente).

A asma caracteriza-se por um processo que afeta todo o organismo e não somente as vias aéreas inferiores, que aumentam a produção de secreções e prejudicam a passagem de ar.

O asmático tem tosse frequente, prolongada, geralmente durante a noite, nem sempre com catarro; chiado, cansaço, opressão no peito com dificuldade para respirar. Esses sintomas podem aparecer juntos ou ocorrer isoladamente. A existência de tosse crônica ou a falta de ar ao praticar exercícios físicos podem ser sintomas de asma.

FONTE: Ministério da Saúde

IBGE

0 comentários para o post "Asma: saiba quais são as causas da doença"

Comente