Cansaço constante pode estar relacionado com hábitos alimentares

por Equipe Sulmed, 2017-01-31

Em meio à correria do dia a dia os episódios de cansaço são comuns. Mas você sabe identificar quando os sintomas se tornam constantes? Além de diminuir a produtividade, o cansaço pode refletir diretamente na saúde física e mental, por isso é importante atentar para as causas e possíveis soluções para o problema.

Entre um dos motivos da fadiga prolongada e inexplicada pode ter relação direta com a alimentação e com os hábitos de vida. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que a carência de ferro é a deficiência alimentar mais comum no mundo: afeta mais de 30% da população global. A falta de ferro no organismo provoca anemia, estado em que o número de hemácias, o teor de hemoglobina e o volume de glóbulos vermelhos do sangue se encontram abaixo do normal. Os índices baixos também representam aumento da fadiga.

É importante sempre consultar um médico especialista para determinar o nível de ferro presente no sangue e maneiras de repor a deficiência, que pode tanto ser através de alimentos ricos em ferro como em suplementação.

A deficiência de vitamina D também pode estar relacionada com o cansaço, já que ela é produzida de forma endógena na pele pela exposição à radiação ultravioleta e os baixos níveis podem causar problemas de saúde em crianças e adultos, como fragilidade óssea, crescimento irregular e problemas imunológicos. Os sintomas incluem cansaço, alterações de ânimo, dor nos ossos e danos ao estômago.

Importante por regular o funcionamento do sistema imunológico, aumentar o efeito da insulina e exercer um papel na divisão e crescimento das células, na cicatrização de feridas e na metabolização de carboidrato, o zinco pode colaborar para a fadiga. A reposição do mineral pode ser feita com o consumo de proteínas animais - particularmente as carnes bovina, suína e de cordeiro, assim como nozes, grãos integrais, legumes e levedura.

 

Fonte: OMS

0 comentários para o post "Cansaço constante pode estar relacionado com hábitos alimentares"

Comente