Câncer de boca: saiba como prevenir a doença

por Equipe Sulmed, 2018-11-26

Além do Novembro Azul, o mês também tem a campanha da Semana Nacional de Prevenção do Câncer Bucal. Criado em 2016, a data tem como objetivo alertar sobre a importância da prevenção ao câncer de boca e apoiar atividades em prol do controle da doença. O que pouca gente sabe é que, por se tratar de uma doença silenciosa, com sintomas sutis, a melhor forma de prevenção começa exatamente nas visitas ao dentista.

A doença pode ser silenciosa, mas é importante observar ferimentos dentro da boca ou nos lábios que não cicatrizam e avançam com muita velocidade. Assim, a prevenção ao câncer de boa é feita no consultório odontológico, já que o profissional está habilitado a identificar as lesões características. Nas fases mais evoluídas, o câncer de boca provoca mau hálito, dificuldade em falar e engolir, caroço no pescoço e perda de peso.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de boca está entre os dez tumores mais comuns do Brasil. Ele acomete mais os homens acima dos 40 anos. Os fatores de risco mais conhecidos para este tipo de câncer são tabagismo, alcoolismo, HPV e radiação solar.

Na Sulmed Porto Alegre você encontra plano odontológico que inclui exames clínicos, que podem contribuir para a prevenção e diagnóstico precoce desta e de outras doenças, sempre com profissionais qualificados para atendimento. Para conhecer melhor este plano, acesse: sulmed.com.br/planos-de-saude-e-convenios-odontologicos-em-porto-alegre.

 

Fonte: Ministério da Saúde/ INCA

0 comentários para o post "Câncer de boca: saiba como prevenir a doença"

Comente