Câncer de ovário: descubra os sintomas

por Equipe Sulmed, 2017-12-05

Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) dão conta de que mais de seis mil brasileiras são acometidas pelo câncer de ovário apenas em 2017. Outra estatística da entidade revela a dificuldade em detectar a doença: três em cada quatro casos são diagnosticados já em estado avançado. Por isso, é importante atentar para exames preventivos e consultas de rotina.

A doença não tem causas esclarecidas ainda. O que os médicos sabem é que se inicia a partir de mutações genéticas que alteram as características das células, tornando-as alteradas em sua capacidade de multiplicarem-se rapidamente, invadirem os tecidos vizinhos, obterem irrigação dos vasos sanguíneos vizinhos e de disseminar-se formando aglomerados celulares denominados tumores no local onde se iniciou ou formando tumores distantes do inicial chamados de metástases.

Apesar disso, histórico familiar da doença pode aumentar as chances de surgimento, bem como tabagismo, tratamentos para fertilidade, síndrome de ovários policísticos e outros. Já os sintomas incluem, em seu estágio inicial, aumento do volume do abdômen; dor abdominal ou na pelve; dificuldade para comer ou rápida sensação de plenitude e distúrbios urinários, tais como a necessidade urgente de urinar ou urinar mais frequentemente do que o habitual.

É importante consultar seu ginecologista com frequência, para acompanhar, prevenir e diagnosticar precocemente esta e outras doenças. O diagnóstico pode ser feito a partir de diversos exames, que devem ser solicitados pelo médico. Em caso positivo para o câncer de ovário, a paciente também tem acompanhamento oncológico.

Fonte: Ministério da Saúde

INCA

0 comentários para o post "Câncer de ovário: descubra os sintomas"

Comente