Como evitar a diabetes do tipo 2?

por Equipe Sulmed, 2016-04-04

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2014 pelo menos 350 milhões de pessoas viviam com diabete. E o número tende a aumentar em 50% nos próximos 10 anos. A notícia assustadora é um sinal de alerta para a prevenção e tratamento adequado da doença, já que na maioria dos casos, o tipo mais comum, o 2, pode ser evitado. A diabetes tipo 2 pode começar discretamente, por isso é importante conhecer os fatores de risco para se prevenir.

Sinais de alerta

Se você tem excesso de peso ou cintura muito larga, pode evitar ou atrasar a diabetes tipo 2 mantendo uma dieta saudável e sendo mais ativo fisicamente. Um estudo concluiu que cada quilo a mais aumente o risco em 16%.
Nesse caso, o mais indicado é manter uma alimentação saudável, rica em vegetais, minerais e vitaminas e com poucas calorias. O consumo de azeite de oliva, grãos, cereais integrais e carnes magras também é recomendado. As frutas devem ser consumidas com cautela, já que as tropicais podem conter muito açúcar.

Os exercícios físicos também fazem parte de uma vida saudável, assim, é importante manter-se em movimento. Até as atividades mais simples do dia a dia pode contribuir para a perda de peso e manutenção da saúde. Lembre-se de cuidar com a hidratação e beber muita água.
Por isso, uma mudança no estilo de vida que inclua exercícios e rotina pode ser preferível e mais fácil de manter. Tentar uma dieta rígida sem assistência médica pode ser perigoso. Por isso, é importante consultar um médico antes de começar uma dieta.

Uma dieta controlada e prática de atividades podem normalizar os níveis de açúcar no sangue, mas é importante ter sempre o acompanhamento de um médico e realizar todos os exames. Apesar da prevenção ser fundamental, o tratamento adequado pode salvar vidas e contribuir para a melhoria na qualidade de vida e bem-estar.

0 comentários para o post "Como evitar a diabetes do tipo 2?"

Comente