Como prevenir a hepatite C?

por Equipe Sulmed, 2017-12-12

A hepatite C é causada por um vírus, mas pode ficar durante muitos anos sem dar qualquer sinal ou sintoma. O problema é que quando surge pode desencadear doenças como uma cirrose ou um câncer no fígado. Para evitar que chegue a este extremo é importante prevenir-se e diagnosticar precocemente a doença.

Segundo informações da Sociedade Brasileira de Hepatologia (SBH), as principais formas de transmissão da hepatite C são o compartilhamento de agulhas, tesouras e alicates, transfusão de sangue e sexo desprotegido.

A doença tem duas formas: aguda e crônica. Em sua forma aguda pode causar sintomas como icterícia, dor abdominal, febre, fadiga, urina escura, coceira, perda de apetite, vômitos e outros. Em sua forma crônica em geral não manifesta sintomas em fase inicial.

Para realizar o diagnóstico, exames de sangue podem ser solicitados. Mais recentemente estão disponíveis testes rápidos para detectar a doença com apenas uma gota de sangue, que deve ser coletada no dedo do paciente. É importante buscar atendimento médico em caso de suspeita ou até mesmo para acompanhamento em casos de histórico familiar.

As formas de prevenção da doença, além de evitar o compartilhamento de agulhas e outros, se dá com o uso de camisinha e também ter atenção ao realizar tatuagens e piercings, utilizando sempre materiais esterilizados e com garantia reconhecida.

Fonte: Blog da Saúde

SBH

0 comentários para o post "Como prevenir a hepatite C?"

Comente