Como prevenir os primeiros sinais de trombose?

por Equipe Sulmed, 2018-03-13

Definida pela formação de coágulos de sangue no interior de veias ou artérias, impedindo a circulação sanguínea normal, a trombose pode causar inchaço e dor e atinge, principalmente, os membros inferiores. Além disso, a trombose pode surgir na forma mais comum, venosa profunda, e também no coração, chamada de fibrilação atrial.

Tabagismo, presença de varizes, idade avançada, pacientes com insuficiência cardíaca, tumores malignos, obesidade, distúrbios de hipercoagulabilidade hereditários ou adquiridos e história prévia de trombose venosa estão entre os fatores de risco da doença, assim como uso de anticoncepcionais. Grávidas e pessoas com imobilização prolongada (paralisias, infarto agudo do miocárdio, viagens aéreas longas) também são estão mais suscetíveis à trombose.

A trombose pode passar despercebida, sem sintomas. Porém, quando presentes, os principais sintomas são: dor, calor, vermelhidão e rigidez da musculatura na região em que se formou o trombo.

Por isso, é fundamental prevenir o surgimento da doença, além, claro, de manter o acompanhamento médico sempre em dia, com visitas regulares ao consultório do especialista em casos de histórico hereditário de trombose. Entre as dicas de prevenção estão a prática de exercícios físicos regularmente, evitar o consumo de álcool e tabagismo e manter uma dieta equilibrada. Durante viagens prolongadas procure utilizar roupas e calçados confortáveis, assim como aqueles que trabalham por longas horas sentados, que também devem movimentar-se ou usar meias de compressão. A hidratação também é fundamental.

Fonte: Blog da Saúde

0 comentários para o post "Como prevenir os primeiros sinais de trombose?"

Comente