por Equipe Sulmed, 2016-06-30

Mesmo com diversos compromissos, levantar da cama pela manhã pode ser difícil. Nas estações mais frias a vontade de ficar na cama é ainda maior e acaba fazendo com a disposição diminua. Mas algumas dicas simples podem auxiliar e contribuir para que todas as atividades do dia a dia ganhem ânimo extra ainda pela manhã.
Um dos grandes culpados pela indisposição matinal é a privação de sono. As atividades e compromissos consomem boa parte do dia e muitas vezes permitem uma noite de sono com menos de sete horas. Além disso, outros fatores influenciam como aspectos genéticos, pessoas que têm tendência a acordar e dormir muito tarde ou muito cedo. Problemas de memória, humor, falta de atenção e sonolência são apenas alguns dos resultados.


Horários

Acertar o relógio biológico é fundamental para uma boa noite de sono. A dica é ter hora certa para dormir e acordar para regular o ciclo. Ao dormir mais tarde, você atrasa o relógio e volta a não conseguir acordar cedo. Não é necessário manter rigidez de horários, mas cuidar com uma faixa mais ou menos pontual.

Sabe aqueles dias em que o despertador toca e você continua na cama? Eles podem estar te deixando mais indisposto. Procure acordar sempre no momento programado e não ficar prolongando, já que o sono fracionado, de alguns minutinhos, não tem a mesma qualidade que o sono de uma noite inteira e pode te deixar mais cansado. A melhor forma de dizer para seu corpo que está na hora de acordar, é levantar logo, sem enrolações. Existem despertadores programados inclusive para que a pessoa seja obrigada a levantar, como o que solta três peças de quebra cabeça e só para de tocar quando todas são colocadas de volta ao lugar.

Se por um lado a cafeína pode ser prejudicial ao sono e deve ser evitada na parte da noite, por outro ela ajuda a manter a disposição de manhã cedo, apesar de nem sempre ter efeito imediato. Além disso, consumir proteínas pela manhã também pode contribuir para ter mais disposição durante o dia.

Se mesmo com todas as dicas você continua indisposto sem motivo aparente, o ideal é buscar atendimento médico e verificar se está tudo bem. O médico poderá determinar as medidas a serem tomadas e a melhor maneira de aumentar sua disposição durante o dia.

0 comentários para o post "Confira dicas para acordar com mais disposição"

Comente