Conheça as causas e tratamentos para a bursite

por Equipe Sulmed, 2018-09-05

Você já ouviu falar sobre bursite? A doença é caracterizada pela inflamação da bolsa sinovial, uma estrutura cheia de líquido que se localiza entre um tendão e a pele ou entre um tendão e o osso, com função de amortecimento e auxílio no deslizamento dos tecidos e sua nutrição. Apresenta-se em duas formas: a crônica e a aguda.

Em geral, a bursite acomete com mais frequência os ombros, cotovelos e quadril. Mas ela também pode ocorrer nos joelhos, calcanhares e no dedão do pé, além de outras articulações. Normalmente ocorre perto das articulações que realizam movimentos repetitivos.

Além do uso excessivo e crônico das articulações, a doença também pode ser causada por traumas ortopédicos, processos reumatológicos, gota ou por algum tipo de infecção. Algumas vezes, a causa da bursite não pode ser determinada e pode aumentar com o avanço da idade, com a prática de exercícios repetitivos ou outras condições de saúde.

Os sintomas incluem dores nas articulações, sensibilidade ao pressionar a região ao redor da articulação, rigidez e dor ao mover a articulação afetada e inchaço, calor ou vermelhidão na articulação, principalmente quando relacionadas à infecção. No caso se surgimento destes sinais, é fundamental buscar auxílio médico para que o profissional realize o diagnóstico e indique o melhor tratamento.

Não é possível prevenir todos os tipos de bursite, mas é possível reduzir a gravidade dos sintomas, alterando a maneira de executar determinadas tarefas. Algumas medidas que podem contribuir incluem fazer pausas frequentes ao executar movimentos repetitivos; evitar permanecer sentado em uma única posição por muito tempo; aquecer e alongar antes de atividades extenuantes, além de manter uma alimentação saudável e realizar exercícios físicos.

Fonte: Blog da Saúde

0 comentários para o post "Conheça as causas e tratamentos para a bursite"

Comente