Conheça os sintomas do câncer de boca.

por Equipe Sulmed, 2016-05-31

O câncer de boca consiste em tumores malignos que surgem na boca e na garganta. Também podem se desenvolver nos lábios, língua, céu da boca, gengiva, amígdala e glândulas salivares. O câncer de lábio é mais frequente em pessoas brancas, e registra maior ocorrência no lábio inferior em relação ao superior. Já o câncer em outras regiões da boca acomete preferencialmente fumantes e pessoas que abusam de álcool.

Causas

Entre as causas estão o fumo e o álcool, que são fatores de risco para o desenvolvimento da doença. O risco aumenta quanto maior for o número de cigarros e de doses de bebidas consumidos.

Outros fatores podem levar ao câncer de boca, como idade superior a 40 anos, má higiene bucal e uso de próteses dentárias mal ajustadas. Alimentação pobre em vitaminas e minerais, principalmente em vitamina C, e exposição excessiva ao sol também aumentam o risco de desenvolvimento do câncer do lábio.

Leita também:

Dezembro laranja conscientiza sobre a prevenção do câncer de pele

Sintomas

A doença pode se manifestar através de feridas na boca ou nos lábios que não cicatrizam, caroços, inchaços, áreas de dormência, sangramentos, dores na garganta que não melhoram, manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na parte interna da boca ou dos lábios. Ao longo de sua evolução, o câncer de boca também pode provocar mau hálito, dificuldade para falar e engolir, além de caroços no pescoço e perda de peso.

Prevenção

Entre as medidas que podem ser tomadas para evitar a doença estão a diminuição do consumo de álcool e de fumo, manter a higiene bucal em dia, ter uma alimentação equilibrada e visitar o dentista regularmente.

Pessoas com mais de 40 anos de idade, dentes fraturados, fumantes e portadores de próteses mal ajustadas devem fazer uma consulta odontológica de controle.

0 comentários para o post "Conheça os sintomas do câncer de boca."

Comente