Conheça os sintomas e formas de prevenção do HPV

por Equipe Sulmed, 2017-01-23

O vírus do papiloma humano, HPV, é causado por vírus que atacam, especialmente, as mucosas (oral, genital ou anal), tanto nas mulheres como nos homens. Existem 12 subtipos da doença sexualmente transmissível, associados aos cânceres do colo do útero, de pênis, de orofaringe e, até mesmo, de câncer reto-anal. A doença também pode ser transmitida durante a gestação ou parto para o bebê.

Em curto prazo, a infecção não apresenta qualquer tipo de sintoma. Já em longo prazo, o diagnóstico pode aparecer somente quando a infecção já provocou o surgimento desses cânceres. Além disso, pode causar verrugas genitais, a doença chamada de Condiloma Acuminado. As verrugas podem ocorrer tanto na genitália externa quanto interna.

Uma das formas mais efetivas de prevenção da doença é a vacinação. Meninas entre 9 e 14 anos devem receber duas doses sendo que a última deve ser tomada seis meses após a primeira. Já os meninos de 12 e 13 anos vão poder ser vacinados a partir de 2017.

A vacina é eficiente para os quatro subtipos do vírus HPV (6, 11, 16 e 18) que provocam câncer. Estudo apresentado no Congresso Eurogin 2016 (Organização Europeia de Pesquisa sobre Infecção Genital e Neoplasia) mostra que há reduções substanciais no número de infecções, verrugas genitais, anormalidades de Papanicolaou e lesões pré-cancerosas do colo do útero com a imunização contra o HPV.

Pessoas portadoras do vírus HIV e AIDS também podem receber a vacina, que é direcionada para jovens e meninos de idades entre 9 e 26 anos. A imunização para pessoas soropositivas ajuda os pacientes na prevenção contra o câncer de pênis ou de ânus, e no cuidado contra o aparecimento de verrugas genitais. No caso dos pacientes soropositivos é necessária a prescrição médica da vacina contra o HPV.

 

Fonte: Blog do Ministério da Saúde

0 comentários para o post "Conheça os sintomas e formas de prevenção do HPV"

Comente