Cuidados com os rins e coração ajudam a driblar doenças

por Equipe Sulmed, 2018-11-05

Talvez você não saiba, mas os rins e o coração precisam trabalhar juntos e de forma saudável. A justificativa é que as doenças renais podem levar às doenças cardíacas e vice e versa. O sangue bombeado pelo coração precisa ser purificado nos rins. E pra o rim funcionar, ele precisa da circulação correta do sangue. Por isso, muitas vezes o paciente renal crônico também tem alterações cardíacas.

Os rins fazem a limpeza do sangue. Separa o que deve ser descartado e o que pode ser reciclado. Nesse trabalho, balanceia fluídos e minerais, controla a pressão sanguínea, mantêm os ossos saudáveis, ajudam a fazer células do sangue e regulam hormônios.

Assim, a alimentação saudável e equilibrada, com baixo teor de sal e açúcar, é uma maneira eficiente de proteger doenças em ambos os órgãos, evitando que um dos dois esteja mais suscetível a problemas. Além disso, beber bastante água, não fumar e fazer atividade física regularmente contribui na prevenção. Essas ações juntas deixam o coração mais sadio, e consequentemente os rins também.

Outra dica valiosa é a prevenção precoce de doenças. Quem tem doença renal, por exemplo, pode nem saber, porque a maioria delas é silenciosa, não apresenta sintomas. Então, o ideal é manter as consultas médicas sempre em dia e buscar atendimento especializado ao detectar algum problema, seja nos rins ou no coração.

Fonte: Blog da Saúde (MS)

0 comentários para o post "Cuidados com os rins e coração ajudam a driblar doenças"

Comente