Cuidados podem prevenir a hipoglicemia

por Equipe Sulmed, 2018-08-23

A queda de açúcar (hipoglicemia) se manifesta com sensação de tremores, fraqueza, fome, suor frio, nervosismo e/ou sonolência, dificuldade de raciocínio, confusão mental, agressividade ou desmaio. Em geral, esses sintomas da hipoglicemia acontecem ao mesmo tempo e ocorrem quando a glicemia está abaixo de 50 a 60mg/dl.

As principais precauções para evitar esta queda da taxa de açúcar é manter os horários das refeições, não pular refeições, tentar não variar muito os tipos e as quantidades de alimentos em cada refeição, comer antes das atividades físicas. Além disso, quando fizer exercício, se for pouco intenso, comer pouca quantidade (uma fruta, um copo de leite); se o exercício for intenso, comer mais do que isso.

Em casos em que os sintomas de hipoglicemia surgem, o ideal é tomar um copo de suco de fruta com açúcar ou refrigerante não dietético, ou água com açúcar, ou chupar duas a quatro balas não dietéticas. Após comer o recomendado, espere 10 a 15 minutos; se ainda estiver com os sintomas de hipoglicemia, coma mais um pouco. Os sintomas passam, em geral, em 10 a 15 minutos. Se tiver condições, meça a glicemia (com glicosímetro), após comer.

Após a crise de hipoglicemia, às vezes, ocorre aumento exagerado da taxa de açúcar no organismo. Isto acontece, principalmente, quando se demora a combater a hipoglicemia, preferindo "aguentar a crise" ao invés de comer, ou quando se exagera na comida para tentar se livrar logo da crise.

É fundamental avisar seu médico se as crises forem frequentes e realizar consultas periódicas para acompanhamento. Em caso de crises frequentes, quando for dirigir, evite trajetos longos. Sempre que for dirigir por muito tempo, meça a glicemia antes e após duas horas de viagem. Quando for dirigir por muito tempo, leve algum carboidrato para comer - uma banana ou maçã, ou bolachas - e sempre tenha um sachê de mel ou de glicose.

Fonte: Blog da Saúde

0 comentários para o post "Cuidados podem prevenir a hipoglicemia"

Comente