Cuide de sua postura no trabalho e evite problemas.

por Equipe Sulmed, 2016-05-24

Trabalhar longas horas por dia na mesma posição acaba sendo cada vez mais comum. Mas se alguns cuidados não forem tomados para manter a postura, a coluna pode sofrer danos graves, lesionando articulações e podendo ocasionar até mesmo fraturas.

Uma medida a ser tomada tem relação com o bom funcionamento do seu corpo como um todo: praticar exercícios físicos. Eles são responsáveis por ajudar a ter uma vida saudável, além de ser aliados na conquista da educação postural correta e contribuir imensamente para sua saúde. Algumas atividades agem diretamente em benefício da postura, como é o caso dopilates, da hidroterapia e do RPG. Sendo que, o RPG (Reeducação Postural Global) se trata de exercícios específicos para a correção da postura.

Para quem passa a maior parte do dia sentado, a dica é levantar-se de vez em quando e dar uma volta, nem que seja pela sala, para mudar um pouco a posição e contribuir para uma melhor circulação sanguínea nas pernas. Outra dica é realizar alongamentos diários, principalmente antes de iniciar o período de trabalho.

No seu local de trabalho é importante avaliar em que condições você exerce sua profissão. Analise, por exemplo, se a altura da cadeira de trabalho está de acordo com a altura da mesa e posição dos seus equipamentos de trabalho, evitando esforços desnecessários ou que os braços fiquem desconfortáveis.

Além disso, veja se os seus braços estão alinhados na cadeira, de forma que os ombros não fiquem erguidos e tensos, e a tela do computador na mesma linha da sua visão. Procure não ficar muito tempo repetindo o mesmo movimento, já que as lesões por esforço repetitivo são a maior causa de invalidez provocada por doença adquirida no trabalho.

Para se levantar, alguns cuidados também devem ser tomados: inclinar o corpo para frente sem tencionar os músculos do pescoço e costas, estender os joelhos enquanto leva a cabeça e o tronco para frente e para cima, até chegar à posição em pé.

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