Dia Mundial da Atividade Física lembra os perigos do sedentarismo

por Equipe Sulmed, 2018-04-17

O dia 6 de abril é marcado pela data Mundial da Atividade Física, destacando a importância de praticar exercícios físicos para manter a saúde do corpo e da mente. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o sedentarismo é o quarto fator de risco de morte no mundo, além de estar associado a doenças como diabetes, obesidade e doenças cardiovasculares.

As pesquisas da OMS relatam ainda que pessoas sedentárias têm de 20% a 30% de risco de morte a mais do que uma pessoa que pratica pelo menos 30 minutos de atividade física três vezes por semana. Em todo o mundo, 31% dos adultos com 15 anos ou mais não são ativos o suficiente. No Brasil, esse índice é de 48,7% entre os adultos, segundo dados do Vigitel 2014. Até 2025, o Ministério da Saúde pretende reduzir esse índice para 10% da população acima dos 18 anos.

Um dos esportes mais populares no Brasil pode ser a chave para lutar contra o sedentarismo. Paixão nacional, o futebol ensina a trabalhar em equipe, melhora a concentração e traz inúmeros benefícios. O esporte é positivo também para os músculos e para ter boas definições, como panturrilhas, coxas, glúteos, costas e abdômen e gasto calórico.

Para que a prática do esporte seja segura, é importante estar atento a alguns cuidados. É importante, por exemplo, complementar o treino com musculação para adquirir mais condicionamento e evitar lesões musculares. Respeitar os limites do corpo e investir na hidratação também são dicas importantes, além de manter visitas regulares ao médico para garantir que os benefícios do esportes sejam alcançados plenamente.

Fonte: Blog da Saúde

0 comentários para o post "Dia Mundial da Atividade Física lembra os perigos do sedentarismo"

Comente