Dia Mundial da Higiene das Mãos incentiva a prática

por Equipe Sulmed, 2018-05-09

O início do mês de maio, mais precisamente o dia 5, foi marcado pelo Dia Mundial da Higiene das Mãos. Mas o que há de tão importante nesta prática para que exista um dia inteiro dedicado à ação? Segundo o Ministério da Saúde, o simples fato de lavar as mãos impede o surgimento de diversas infecções como diarreia, gripe, resfriado, doenças de pele e infecções no estômago.

Além disso, em 2018, o tema da Campanha Mundial Salve vidas: higienize suas Mãos, liderada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) destaca a importância da prática, já que as mãos são o principal veículo de transmissão de microrganismos e contribuem para a disseminação de diversos agravos como gripe, doenças gastrointestinais, infecções de pele entre outros.

A higienização das mãos pode ser feita de duas maneiras: com água e sabonete ou com preparação alcoólica (70%), dependendo da ocasião e das condições que se encontrem as mãos. A primeira pode ser utilizada quando as mãos estiverem visivelmente sujas ou contaminadas, após ir ao banheiro, antes e depois das refeições, antes do preparo de alimentos, antes do preparo e manipulação de medicamentos.

Já a segunda deve ser feita quando as mãos não estiverem visivelmente sujas antes e após contato com pacientes, por exemplo, antes de realizar procedimentos assistenciais e manipular dispositivos invasivos, após o risco de exposição a fluidos corporais, após o contato com objetos inanimados e superfícies imediatamente próximas ao paciente. É indicada principalmente para aqueles que trabalham na área da saúde ou tem contato direto com pacientes.

Fonte: Ministério da Saúde

Organização Mundial da Saúde (OMS)

0 comentários para o post "Dia Mundial da Higiene das Mãos incentiva a prática"

Comente