Dia Mundial do Rim alerta para cuidados com o órgão

por Equipe Sulmed, 2017-03-17

O dia 9 de março foi marcado pela campanha que busca conscientizar sobre as medidas preventivas para evitar doenças relacionadas aos rins. O tema deste ano, escolhido pela Sociedade Brasileira de Nefrologia, é "Doença Renal e Obesidade - Estilo de vida saudável para rins saudáveis". A escolha está diretamente ligada ao fato de que as doenças renais crônicas (DRCs) têm maior probabilidade de se desenvolver em pessoas obesas, em especial entre hipertensos e diabéticos. 

Conforme estimativas da Organização Mundial da Saúde, 2025 esta condição acometerá 18% dos homens e mais de 21% das mulheres, e a obesidade grave atingirá 6% dos homens e 9% das mulheres em todo o mundo. Por isso, a prevenção e o tratamento são peças chave para manter o órgão saudável. Além de eliminar o excesso de água e toxinas do corpo, os rins são responsáveis por regular a pressão arterial, produzir glóbulos vermelhos e manter os ossos fortes.

Os cuidados com os rins incluem a realização de atividades físicas, já que o sedentarismo pode resultar em problemas cardíacos e que, no futuro, também podem contribuir para o surgimento da doença renal crônica.

O controle da pressão arterial também é fundamental, pois 35% dos casos da Doença Renal Crônica surgem por causa da hipertensão arterial. A pressão igual ou superior a 140/90 mmHg (14 por 9) já pode significar um diagnóstico de hipertensão

A diabetes também pode resultar em problemas renais, por isso é importante diagnosticar e prevenir a doença. Os principais fatores que influenciam o surgimento do diabetes são a obesidade, diminuição da atividade física, fatores hereditários e o envelhecimento.

O consumo excessivo de sal é um dos vilões para a saúde dos rins. A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é de 5g diárias. Além disso, manter-se hidratado também é essencial. A água tem um papel fundamental neste processo. O consumo adequado garante que as toxinas não se acumulem nos rins causando os conhecidos cálculos renais, e que podem causar outras complicações.

 

FONTES: Blog do Ministério da Saúde

Sociedade Brasileira de Nefrologia

OMS

 

0 comentários para o post "Dia Mundial do Rim alerta para cuidados com o órgão"

Comente