Diabetes gestacional: bons hábitos podem ajudar a prevenir

por Equipe Sulmed, 2017-05-18

Caracterizada pela hiperglicemia durante a gravidez, o diabetes gestacional acomete cerca de 7% das mães brasileiras. A condição é geralmente diagnosticada entre a 24ª e 28ª semanas de gravidez, quando a resistência à insulina geralmente começa. O mais comum é que desapareça por completo depois do parto, mas pode dar origem a diabetes do tipo 2. Saiba como prevenir.

Não se sabem ao certo por que o diabetes gestacional se desenvolve. Sabe-se que o diabetes normal acontece quando pâncreas não é capaz de produzir o hormônio insulina em quantidade suficiente para suprir as necessidades do organismo, ou porque este hormônio não é capaz de agir de maneira adequada (resistência à insulina). O diabetes gestacional que não é cuidadosamente acompanhado pode causar problemas para mãe e seu bebê, incluindo um aumento da probabilidade de precisar de parto cesáreo.

Entre os fatores de risco para desenvolver a doença estão idade superior a 25 anos, histórico familiar, diabetes gestacional anterior, bebês de gestações anteriores que nasceram com mais de 4 kg, gestações anteriores com bebê natimorto inexplicável, tolerância à glicose diminuída ou glicemia de jejum alterada (níveis de açúcar no sangue altos, mas não o suficiente para ser diabetes), excesso de peso antes da gravidez, ganho excessivo de peso na gravidez.

A prevenção pode ser feita através de bons hábitos, como uma alimentação saudável. Incluir frutas, legumes e grãos integrais e limitar carboidratos altamente refinados, incluindo doces é uma boa opção para garantir um cardápio adequado.

Exercícios físicos leves, com recomendação médica, podem contribuir também para manter o organismo saudável. Porém, o mais importante é manter acompanhamento com médico e monitoramento da taxa de glicose. Um nutricionista também pode auxiliar nessa etapa, bem como realizar exames periódicos.

Fonte: Ministério da Saúde

0 comentários para o post "Diabetes gestacional: bons hábitos podem ajudar a prevenir"

Comente