Dicas para ter uma boa noite de sono

por Equipe Sulmed, 2016-04-15

Uma noite bem dormida é sinônimo de disposição, bem-estar e energia. Mas nem sempre é possível dormir tranquilamente e durante o tempo necessário, muitas vezes pela temida insônia ou outros problemas, que acarretam em diversos problemas de saúde. Confira dicas para manter o sono em dia e garantir sua produtividade no dia seguinte.

Esqueça os problemas profissionais

Cada vez mais enfrentamos rotinas atribuladas e repletas de tarefas. As responsabilidades profissionais acabam gerando estresse e preocupação e, se não forem deixadas de lado, podem atrapalhar o sono. O ideal é desligar-se dos problemas de trabalho no mínimo três horas antes de dormir.

Alimente-se bem

Cuidar da alimentação, com escolhas saudáveis, é cuidar da saúde como um todo. Mas as refeições noturnas precisam de atenção extra. Bebidas como café, refrigerante e chá mate, verde e preto devem ser evitadas, no mínimo, duas horas antes de dormir. Refeições pesadas no jantar e álcool também são inimigas de uma boa noite de sono. Um chá de camomila ou um copo de leite podem facilitar o sono.

Exercícios físicos devem ser evitados

As atividades aeróbicas devem ser realizadas, pelo menos, três horas antes de a pessoa deitar, pois podem causar insônia. Já as atividades leves como ioga, Tai Chi Chuan e alongamento podem ser realizados de maneira moderada.

Deixe o celular de lado

Assim como as preocupações de trabalho, o celular pode manter o estado de alerta, impedindo o descanso e relaxamento necessários para uma boa noite de sono. O mais indicado é manter o aparelho no silencioso e longe do alcance, pelo menos durante seis horas durante a noite.
Respire
Uma ótima maneira de induzir o sono é realizar a respiração abdominal e esvaziar a mente do dia a dia. Músicas calmas também podem contribuir para desligar os pensamentos e concentrar-se no descanso. Evite lembrar-se de problemas do cotidiano e reserve algumas horas para praticar bem-estar.

0 comentários para o post "Dicas para ter uma boa noite de sono"

Comente