Entenda a ceratite, doença que pode levar à cegueira

por Equipe Sulmed, 2018-05-23

Localizada à frente dos olhos, a córnea auxilia na proteção ocular contra germes, poeira e outras substâncias que podem prejudicar a visão. E compartilha essa tarefa de proteção com as pálpebras, a cavidade ocular, as lágrimas e a esclera (parte branca do olho). Fundamental para a saúde dos olhos, pode ser prejudicada quando surge alguma doença como a ceratite.

A ceratite é uma inflamação da córnea que pode ser inflamatória ou então ter um agente causador como bactérias, fungos ou vírus. Os sintomas da doença incluem dor, visão reduzida, sensibilidade à luz, lacrimejamento, secreção ocular, sensação de corpo estranho, queimação e embaçamento visual que pode, em casos graves, cegar a pessoa.

Ambos os olhos podem ser afetados, ou apenas um só. Essa inflamação é classificada em leve, moderada ou grave, podendo estar associada à inflamação de outras partes do olho. Além disso, depende da sua localização, gravidade e causa.

A incapacidade de fechar as pálpebras corretamente também pode levar a quebra do filme lacrimal (lágrimas), como triquíase e lagoftalmia uma condição denominada ceratite de exposição. Além disso, uma grande variedade de doenças sistêmicas também podem levar à ceratite.

O tratamento deve ser orientado por um oftalmologista e, normalmente, é feito com a aplicação diária de pomadas oftálmicas ou colírios, que variam de acordo com a causa da ceratite. No caso de ceratite bacteriana pode ser usada uma pomada oftálmica antibiótica ou colírio, já no caso de ceratite herpética ou viral, o médico, pode recomendar o uso de colírios antivirais. Na ceratite fúngica, o tratamento é feito com colírios antifúngicos. Nos casos mais graves, em que a ceratite não desaparece com o uso de remédios ou é causada por Acanthamoeba, o problema pode provocar alterações graves na visão e, por isso é fundamental o acompanhamento com o oftalmologista.

Fonte: Blog da Saúde

Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS)

0 comentários para o post "Entenda a ceratite, doença que pode levar à cegueira"

Comente