Entenda como o reumatismo se manifesta

por Equipe Sulmed, 2018-12-07

Você já ouviu falar sobre reumatismo? Apesar de não ser uma doença, o termo reúne um grupo de mais de 100 doenças que acometem o aparelho locomotor. Normalmente, essas enfermidades afetam as articulações, ossos, tendões e músculos. Mas, algumas doenças reumáticas também podem comprometer outras partes e funções do corpo humano, como rins, coração, pulmões, olhos, intestino e até a pele. Entre elas, as mais comuns são artrite reumatoide, artrose, osteoporose, gota, tendinites e bursites, febre reumática e fibromialgia.

Como são muito abrangentes, as doenças reumáticas existentes impede uma definição que defina adequadamente todas elas, pois os mecanismos causadores e os órgãos atingidos variam bastante. Além disso, podem acometer pessoas de todas as idades, inclusive crianças, sexo masculino ou feminino.

Geralmente se apresentam como inflamações e são associadas a um importante comprometimento da qualidade de vida, pois muitas vezes há uma limitação para a realização de diversas atividades do dia a dia. A maioria dos sintomas inclui dores, sintomas que, juntamente com exames clínicos e laboratoriais, permitem ao médico fazer o diagnóstico e propor o tratamento, que é sempre mais eficiente, quanto antes for iniciado.

O tratamento só pode ser definido pelo médico após avaliação do histórico, da situação e do caso individual de cada paciente, mas de uma maneira geral, medidas para prevenção e tratamento envolvem melhorias no estilo de vida, incluindo prática de atividades físicas, controle de peso e redução da oxidação e inflamação. Uma alimentação saudável, com ação antioxidante e anti-inflamatória é fundamental tanto na prevenção quanto no tratamento de doenças reumáticas.

Fonte: Ministério da Saúde

0 comentários para o post "Entenda como o reumatismo se manifesta"

Comente