Entenda o que é psoríase e como a doença se manifesta

por Equipe Sulmed, 2017-02-16

Você já ouviu falar sobre a psoríase? É uma doença autoimune que atinge cerca de 3% da população mundial. Lesões na pele, como descamações e vermelhidão são os principais resultados da doença, que não tem as causas totalmente esclarecidas, mas pode estar relacionada com pré-disposição genética.

As lesões na pele podem surgir em qualquer local do corpo, principalmente no couro cabeludo, cotovelos e joelhos. Além disso, existem várias formas de manifestação da doença, sendo a mais frequente a psoríase em placa, que ocorre em 80% a 90% dos pacientes.

A psoríase não tem cura, já que é uma doença inflamatória, crônica, com várias fases de manifestação dos seus sintomas, mas pode ter tratamento, que vai desde medicamentos na pele até outros de uso oral, dependendo do grau de severidade da doença. A escolha do tratamento varia conforme evolui, por isso é fundamental o acompanhamento com dermatologista.

A exposição ao sol pode contribuir para diminuir a inflamação que é causada pelo sistema imunológico e pode ser aliada aos tratamentos prescritos pelo médico. O ideal é tomar sol entre 10h da manhã ou depois das 16h por cerca de 20 minutos por dia.

Entre os fatores de risco para o aparecimento das placas estão o consumo de álcool e fumo, assim como uma dieta desequilibrada. Pessoas com obesidade, diabetes, colesterol alto, hipertensão e que vivem em situação de estresse são mais vulneráveis a terem o desencadeamento das manchas por causa desses fatores. 

É importante frisar que a doença não é transmissão infecciosa. Aproximadamente, um terço dos pacientes apresenta parentes com psoríase, e filhos de pais com psoríase possuem maior chance de desenvolver a doença. Logo, existe uma predisposição genética para o seu desenvolvimento.

Fonte: Ministério da Saúde

 

0 comentários para o post "Entenda o que é psoríase e como a doença se manifesta"

Comente