Fique atento aos sinais de problemas no fígado

por Equipe Sulmed, 2016-03-18

Muitas doenças que atacam o fígado não são percebidas através dos sintomas, mas alguns sinais do corpo podem indicar que algo não vai bem com o órgão. É importante ficar atento, já que entre as doenças mais comuns do fígado são a esteatose hepática, hepatites por vírus (A, B, C, D, E), doença hepática alcoólica, esquistossomose, hepatite autoimune e hepatite medicamentosa.

Os primeiros sinais e sintomas de problemas no fígado são a dor abdominal do lado direito e a barriga inchada. Além desses sintomas, também pode ocorrer cor amarelada na pele e nos olhos, e urina amarela forte ou escura.

Entre as causas mais comuns de doenças e desordens no fígado estão a alimentação com gordura em excesso, abuso de álcool, medicamentos, cirrose e hipertensão portal. Como a maioria das doenças do fígado não causam sintomas, uma pessoa pode estar doente sem saber, por isso é fundamental a realização de exames de rotina. Podem ser feitos tanto exames de sangue para avaliação de fígado, como exames de imagem, como a ultrassonografia de abdômen, que podem mostrar alguma alteração.

Leia também:

Testes feitos em laboratórios apresentaram resultados positivos e devem ser realizados em pacientes ainda este ano

Sinais

Alguns dos sinais de alerta para problemas no fígado incluem tontura, dor de cabeça, coceira generalizada, boca seca, diarreia, enjoos, falta de apetite, cansaço, aumento de peso, além de outros sintomas que podem ser detectados em observação nos exames de sangue, como diminuição das plaquetas.

O aparecimento de inchaço, ascite, icterícia, hemorragia e encefalopatia caracterizam uma doença hepática avançada, com prognóstico ruim, por isso é importante a prevenção, o diagnóstico precoce e tratamento das doenças do fígado para evitar progressão para formas mais graves, onde muitas vezes a única possibilidade de tratamento é o transplante hepático.

0 comentários para o post "Fique atento aos sinais de problemas no fígado"

Comente