Fique atento aos sintomas de anemia

por Equipe Sulmed, 2017-03-28

A anemia é caracterizada pela baixa concentração de glóbulos vermelhos presentes no sangue, o que pode acarretar em diversos problemas de saúde. Falta de ar, palidez na pele e dores musculares estão entre os sinais de alerta para a doença. Além disso, crianças que enfrentam essa condição têm dificuldade para manter as suas tarefas em dia e podem ter o seu desenvolvimento comprometido.

Os sintomas incluem queda de pressão constante e que aparece em diversos momentos do dia, aspecto esbranquiçado na pele e em grande parte das mucosas. A palidez pode ser vista nas gengivas, unhas e interior dos olhos, sensação de cansaço que não melhora com boas noites de sono, tontura e fraqueza, dores musculares em diversas regiões do corpo, dificuldade para se concentrar, falta de ar ou dificuldade para respirar, batimentos acelerados e taquicardia e pouco apetite.

Ao identificar os sintomas é necessário recorrer ao atendimento médico. As avaliações clínicas e os exames laboratoriais de sangue são essenciais para o diagnóstico da doença. O tratamento deve ser definido após a identificação das principais causas dessa condição.

O tipo mais comum de anemia é aquele causado pela baixa concentração de ferro no sangue. Para combater os efeitos dessa condição, é necessário investir em uma alimentação rica em carnes, verduras na cor verde e feijão. Um nutricionista pode contribuir para a criação de uma dieta adequada.

O médico também pode receitar o uso de alguns medicamentos para o equilíbrio dos minerais, proteínas e vitaminas que estão em déficit no sangue. Eles devem ser administrados até que a saúde melhore.

 FONTE: Blog do Ministério da Saúde

OMS

0 comentários para o post "Fique atento aos sintomas de anemia"

Comente