por Equipe Sulmed, 2019-01-23

Atingindo cerca de 30% da população mundial, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o bruxismo é caracterizado pelo reflexo de ranger os dentes de forma involuntária, especialmente durante o período de sono. As causas ainda não são totalmente conhecidas, mas podem envolver ansiedade, estresse, problemas respiratórios e uso de algumas medicações.

A força empregada no movimento realizado pode causar sintomas como dor na articulação temporo-mandibular (ATM) e nos dentes e pode se espalhar para a face, pescoço e cabeça, além do aumento do volume do músculo envolvido na mastigação, causando desconforto e desgaste dentário.

O diagnóstico nem sempre é simples, uma vez que comumente o bruxismo acontece enquanto o paciente dorme. Assim, é freqüente a queixa de dores no consultório dentário, o que leva a uma suspeita do problema e após descartar outras hipóteses, resulta no diagnóstico correto. Depois, o odontologista deve avaliar junto ao paciente o melhor tratamento para cada caso.

Uma das opções de tratamento envolve placas dentárias, que tem a função de proteger os dentes e amenizar as dores. Geralmente são confeccionadas em silicone ou acrílico e com o molde da arcada dentária do paciente, envolvendo completamente todos os dentes. Além de diminuir o atrito, a placa pode ter a função de quebrar o reflexo de fricção.

Em alguns casos, o odontologista pode recomendar acompanhamento para tratamento de ansiedade ou estresse, regularizando uma possível causa do bruxismo, quando constatado. Para ter acesso a profissionais qualificados, a Sulmed Porto Alegre dispõe de atendimento especializado através do Plano Odontológico. Consulte condições em www.sulmed.com.br/planos-de-saude-e-convenios-odontologicos-em-porto-alegre.

Fonte: Blog da Saúde/ Associação Brasileira de Odontologia

0 comentários para o post "Saiba como conter danos causados pelo bruxismo nos dentes"

Comente