Sensibilidade nos dentes? Saiba o que pode causar

por Equipe Sulmed, 2018-01-10

Basta ingerir uma bebida ou alimento em temperatura mais baixa para surgir uma dor incômoda nos dentes. É assim que as pessoas que sofrem com a sensibilidade vivem diariamente. O problema, que atinge cerca de 70% da população brasileira, pode ser provocado por uma degradação química do esmalte que, por sua vez, causa um deslocamento da gengiva e a exposição de uma estrutura denominada dentina.

Entre as causas principais podem estar o consumo de bebidas ácidas, como refrigerantes, isotônicos, cerveja, iogurte, tomate, vinagre e frutas cítricas pode dissolver gradualmente o esmalte e levar à exposição da dentina. A dica é aguardar até 20 minutos após o consumo para realizar a higiene bucal, já que escovar os dentes logo em seguida pode acelerar a erosão.

A escovação com muita pressão ou força também pode levar à sensibilidade dental, uma vez que causa desgaste do esmalte. O ideal é utilizar escovas de cerdas macias e procurar escovar em movimentos circulares leves.

O bruxismo, hábito de apertar e ranger os dentes, também está na lista de vilões para a sensibilidade nos dentes. O problema pode ser resolvido com placas ou moldes que se ajustam aos dentes e evitam o atrito.

Os cremes dentais devem ser usados com cautela. Aqueles que prometem dentes mais brancos tendem a provocar maior erosão no esmalte, causando desgaste e originando assim a temida sensibilidade. Portanto, o uso não deve ser diário.

O refluxo gastroesofágico, doença que faz com que os ácidos produzidos pelo estômago sejam ejetados indevidamente para o esôfago, também pode desgastar o esmalte dos dentes. Comer muito rápido e beber muito líquido durante as refeições podem piorar o quadro.

Em todos os casos, o ideal é buscar tratamento odontológico com profissionais capacitados. Na Sulmed Porto Alegre você pode realizar Plano Odontológico que garente atenção facilitada dos melhores profissionais. Conheça nossos planos em sulmed.com.br/planos-de-saude-e-convenios-odontologicos-em-porto-alegre.

Fonte: Biblioteca Virtual Ministério da Saúde

0 comentários para o post "Sensibilidade nos dentes? Saiba o que pode causar"

Comente