Toxoplasmose: você conhece as causas da doença?

por Equipe Sulmed, 2018-06-09

A toxoplasmose é uma doença infecciosa causada por um protozoário chamado Toxoplasma gondii. De acordo com a Sociedade Brasileira de Infectologia, a doença pode ocorrer pela ingestão de produtos contaminados onde o parasita se desenvolve provenientes do solo, areia, latas de lixo contaminadas com fezes de gatos infectados; ingestão de carne crua e mal cozida infectada com cistos, especialmente carne de porco e carneiro; ou por intermédio de infecção transplancentária, ocorrendo em 40% dos fetos de mães que adquiriam a infecção durante a gravidez.

A prevenção, ainda segundo a Sociedade Brasileira de Infectologia, inclui evitar a ingestão de carnes cruas ou mal cozidas; comer apenas vegetais e frutas bem lavados em água corrente; evitar contato com fezes de gato. As gestantes, além de evitar o contato com gatos, devem submeter-se a adequado acompanhamento médico (pré-natal).

Recomenda-se que pacientes com problemas de imunidade baixa, em especial os portadores do vírus HIV, mulheres grávidas e as que planejam uma gravidez procurem um médico para realizar os exames necessários e saber se têm toxoplasmose ou não.

Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul

Sociedade Brasileira de Infectologia

0 comentários para o post "Toxoplasmose: você conhece as causas da doença?"

Comente