Vitamina D: entenda a importância e benefícios

por Equipe Sulmed, 2018-08-15

Encontrada na natureza principalmente na forma de vitamina D2 e vitamina D3, pode ser adquirida através da alimentação, mas em quantidades restritas (cerca de 10 a 20%), sendo o restante obtido através da exposição solar e dos suplementos vitamínicos. Assim, a vitamina D está presente no dia a dia, mas é importante que contemple os níveis ideais para oferecer propriedades que são benéficas ao organismo e seu funcionamento.

A principal função da vitamina D é regular o fornecimento de cálcio e fósforo ao organismo. Dessa forma, ela atua nos ossos, no intestino e nos rins, sendo a proteção dos ossos a ação mais conhecida pela população. Mas seus benefícios vão além: ela tem uma função essencial no equilíbrio de vários outros órgãos e células do corpo. Estudos têm mostrado que a deficiência de vitamina D está associada ao maior risco de várias doenças crônicas, como problemas cardiovasculares, tumores e enfermidades imunológicas e infecciosas.

A necessidade diária da vitamina varia com a idade de cada pessoa. A indicação atual pode variar um pouco, mas em geral recomenda-se que crianças até 1 ano precisem de 10 mcg; maiores de 1 ano e adultos de 15 mcg; idosos com mais de 70 anos de 20 mcg e gestantes de 15 mcg.

Em geral, apenas a alimentação não é suficiente para suprir as necessidades diárias de vitamina D, e por isso é importante a exposição solar diária para se ter uma produção adequada dessa vitamina. A falta de vitamina D no organismo é identificada através de um exame de sangue chamado 25(OH)D, e o diagnóstico de deficiência é feito quando se tem resultados menores que 30 ng/ml.

Fonte: Blog da Saúde

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