Você conhece as diferenças entre zika, dengue e chikungunya?

por Equipe Sulmed, 2016-04-20

Nos últimos meses, o grande vilão tem sido o mosquito Aedes aegypti. Isso porque o mosquito é transmissor de três doenças: a dengue, zika e chikungunya. Os sintomas podem parecer semelhantes, mas há algumas diferenças que possibilitam seu tratamento correto. Saiba como identificar as três enfermidades.

Os sintomas gerais mais comuns são febre, que pode ser alta, dor de cabeça, dores pelo corpo, muito cansaço, sonolência, inapetência, dor nos olhos, sensação de congestão, náuseas, vômitos  e dores nas articulações. Apesar disso, cada uma tem características específicas:

Dengue

Os sintomas de congestão nasal são menos intensos, quase não há presença de coriza ou tosse. Porém a dor de cabeça costuma ser expressiva, além de uma característica dor atrás dos olhos. A sensação de cansaço também é maior, assim como as dores pelo corpo todo. Algumas manchas vermelhas podem surgir.

No caso de dengue hemorrágica, o quadro é bem mais intenso. Aumentam os sinais de sangramento no nariz, boca e gengivas e desconforto corporal. Manchas roxas podem aparecer, acompanhadas de dor abdominal forte e contínua. A pele costuma ficar fria e mais pálida.

Zika

Os sintomas são mais leves, mesmo na fase aguda. Uma das características mais marcantes é o aparecimento de manchas pequenas e vermelhas pelo corpo. Elas podem coçar, como uma alergia. Os olhos também ficam vermelhos e os sinais de congestão nasal são escassos.

Chikungunya

Predominam as dores articulares, principalmente dos pés, tornozelos e pulsos. Pode deixar as articulações inchadas e avermelhadas, com sintomas que duram semanas ou meses. Sintomas congestivos são praticamente imperceptíveis.

Em caso de suspeita de qualquer uma das três doenças, é importante consultar um médico e realizar exames diagnósticos.  O tratamento é de suporte e controle dos sintomas- o que também é essencial para salvar vidas, especialmente quando indicado a tempo.

0 comentários para o post "Você conhece as diferenças entre zika, dengue e chikungunya?"

Comente