Novembro é o mês dedicado à conscientização sobre a saúde masculina, e o movimento Novembro Azul tem como foco principal o câncer de próstata, uma das doenças que mais afetam homens em todo o mundo.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), em 2023, mais de 70 mil novos casos de câncer de próstata foram diagnosticados no Brasil, representando aproximadamente 29% de todos as neoplasias masculinas.
Neste post, vamos abordar fatores de risco, formas de prevenção e a importância do exame de toque para um diagnóstico precoce, aumentando as chances de cura da neoplasia.
Diversos fatores podem aumentar o risco de desenvolvimento do câncer de próstata, incluindo:
Embora não haja uma forma garantida de prevenir o câncer de próstata, algumas medidas podem ajudar a reduzir os riscos:
O exame de toque retal, ainda é carregado de tabus e preconceitos, mas é fundamental para a detecção precoce do câncer de próstata.
Nele, o médico avalia a próstata e identifica alterações que podem indicar a presença ou não da neoplasia.
A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) orienta que o exame seja realizado a partir dos 45 anos ou conforme histórico familiar/fatores de risco. A periodicidade também deve ser estipulado pelo especialista de acordo com o quadro de cada paciente.
A conscientização sobre o câncer de próstata é vital para a saúde dos homens. Novembro Azul nos lembra da importância de cuidar da saúde, realizar exames regulares e discutir abertamente sobre esses temas.
Incentive amigos e familiares a se informarem e a realizarem os exames necessários. Juntos, podemos vencer essa luta!