Você sente que tem esquecido frequentemente as pequenas coisas do dia a dia? Não lembrar se fechou ou não a porta de casa, esquecer a comida no fogo ou chegar em algum lugar e não ter ideia do que tinha ido fazer. Esses são alguns sinais de alerta: é preciso começar a cuidar da sua memória!
Além de fatores como idade e genética, aspectos ambientais também podem influenciar diretamente na nossa capacidade de memorizar. Para te ajudar nesse processo, existem algumas atividades que exercitam o cérebro e mantêm a memória mais ativa. Continue a leitura para saber quais são elas!
Pratique jogos
Sodoku, paciência, palavras cruzadas e até o clássico jogo da memória são atividades que exercitam o raciocínio lógico e podem auxiliar a manter a mente funcionando melhor ao longo do dia. Além disso, são jogos que podem garantir um momento de diversão ao lado de quem você ama.
Fica a dica: qualquer atividade que demande esforço cerebral contribui para a melhora da memória.
Leia um livro de muitas páginas
A leitura por si só já é um ótimo exercício de memória, mas ler um livro grande potencializa ainda mais os benefícios da atividade! Após terminar a leitura, compartilhe a história com alguém e perceba os elementos que conseguiu memorizar e quais dificuldades teve nesse processo.
Além de ser um momento de lazer, ler traz diversos benefícios para a saúde do nosso cérebro.
Aprenda uma coreografia
Dançar uma nova coreografia é um ótimo exercício de memória, já que exige a memorização dos passos. Também é uma atividade que faz bem para a saúde física.
Escolha uma música que você goste, pesquise a coreografia, afaste o sofá e aproveite para se divertir enquanto exercita a mente e o corpo.
Faça pequenas mudanças na rotina
Muitas vezes ficamos presos no automático e é justamente isso que nos faz esquecer as pequenas coisas do dia a dia. Algumas mudanças simples como alterar o percurso que você faz diariamente ou começar um novo hábito, exigem que o cérebro pense mais.
São atitudes importantes para trabalhar o raciocínio e manter a mente mais ativa.
Não deixe de buscar o apoio profissional da Sulmed se sentir que a perda de memória se tornou algo que prejudica a sua qualidade de vida. Clique aqui e entre em contato conosco agora mesmo.